sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cientistas canadenses desenvolvem painel solar 80% mais barato


O ouro foi substituído pelo níquel, muito mais barato
Um dos principais problemas da maioria das fontes de energia renovável é o alto custo. Entretanto, no mundo da energia solar, por exemplo, são vários os projetos que prometem acelerar o seu uso. Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, desenvolveram uma maneira de diminuir o preço dos pontos quânticos de células solares em até 80% trocando o ouro condutor por níquel.
Estes pontos solares consistem em um substrato de silício revestido com uma película fina de nanocristais – ou pontos quânticos. A experiência se deu da seguinte forma: Os cientistas canadenses substituíram o ouro utilizado anteriormente como material condutor das células por níquel, material mais barato. Esta mudança gerou novas partículas formadas com pontos que antes não eram capazes de capturar energia.
Os cientistas perceberam, então, que o aumento da camada de substrato de silício criou uma grande barreira entre os pontos. Ou seja, o níquel não só substituiu o ouro como também mostrou-se eficaz nos níveis de eficiência esperados.
A equipe da Universidade de Toronto ainda pretende aumentar eficiência dos pontos quânticos, desenvolver painéis solares e torná-los comercialmente atraentes para os consumidores. Não há previsão dos painéis chegarem ao mercado, entretanto, já foi mais do que provado que o impacto dessas células mais econômicas pode ser enorme.




quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sucuri ou Anaconda..belezas do Mato Grosso.


sucuri, também conhecida como anaconda, é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa . Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:
  • Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do pantanal;
  • Eunectes murinus, a sucuri-verde, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
  • Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a
  • Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
São ainda conhecidas como arigbóiaboiaçuboiçuboiguaçuboioçu,boitiapóiaboiuçuboiunasucurijusucurijubasucuriúsucurujusucurujubaviborão. (wiki)





Daiane Santana. agosto 12, 2010  http://www.vivoverde.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CAMPANHA MUNDIAL DE LIMPEZA DOS MARES E OCEANOS

Clean up the World (Limpeza geral do Mundo), também chamado de Clean up day (Dia de limpeza geral) ou simplesmente Clean Up (Limpeza geral)...



Muitos são os nomes dados a este evento ambientalista que acontece em vários locais do mundo, normalmente em ambiente oceânico...
Porém poucas pessoas sabem o dia certo de sua realização, como surgiu ou ainda qual sua real função. Ou seja, como deve ser realizado para gerar um resultado ambiental realmente benéfico.
O Projeto consiste na sensibilização ambiental realizada internacionalmente, congregando a população de várias regiões do mundo a realizar ações coletivas de preservação do ambiente. Criado na Austrália em 1991 pelo mergulhador Ian Kierman, o Clean Up The World conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e UNEP (United Nations Environment Programme) e envolve cerca de 35 milhões de pessoas em 100 países.

Sempre no terceiro sábado de setembro, uma multidão de voluntários, em mais de 120 países, se reúnem para retirar dos ambientes aquáticos a maior quantidade de lixo, que poderia ficar desde meses até décadas poluindo a natureza. Este ano isto significa no sábado dia 18 de setembro de 2010.
Esta ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias, rios e lagoas, fazendo coletas seletivas que são doadas às instituições de reciclagem e cooperativa de catadores de cada localidade participante pelo mundo, e produzir e enviar para a ONU / UNEP um relatório do lixo coletado.
Mais importante do que a quantidade de lixo retirado do ambiente, são os dados gerados e a conscientização da população!




Como nos anos passados, o Centro de Estudos do Mar Onda Azul mais uma vez participa como filiada oficial desta ação, utilizando mergulhadores para monitorar, fotografar, coletar e classificar a coleta e além de retirar o lixo encontrado nas praias e mares nos locais do evento.
Esperamos a cada ano conseguirmos maior quantidade de voluntários para conseguirmos abranger uma área maior do nosso estado e até mesmo nacional, para conseguirmos encaixar o Brasil nas estatísticas internacionais da ONU e UNEP.

Em breve estaremos divulgando as datas e locais onde estaremos realizando as ações, bem como as formas de inscrição para todos aqueles que queiram participar!




Pinguim Paulo Guilherme - 
11.08.2010  

Baleia franca dá espetáculo no Litoral Norte de Santa Catarina


Moradores registraram mamífero na Praia do Bispo, em Balneário Barra do Sul



Uma baleia da espécie franca tem encantado moradores em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. Há 15 dias, o mamífero aparece na Praia do Bispo. Na manhã desta quarta-feira, ela recebeu "visitas": duas baleias foram avistadas no local. 

As baleias francas vêm ao litoral sul brasileiro durante o inverno no Hemisfério Sul. Elas fogem do rigoroso frio da Antártida e procuram águas mais quentes para reprodução e amamentação de seus filhotes. 

Os filhotes nascem com cerca de quatro a cinco metros de comprimento, chegando a pesar até seis toneladas. É a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção no planeta. O principal objetivo da caça é a camada de gordura, matéria-prima para produção de óleo. 

Segundo pesquisadores, as fêmeas podem atingir mais de 17 metros de comprimento. Chegam a pesar 60 toneladas. O corpo é negro e arredondado, apresentando manchas brancas na barriga.

AN.COM.BR

Baleia franca
Gênero: Eubalaena Família: Balenidae
- No verão vive na Antártica, e no inverno migra para regiões de águas quentes para se reproduzir, dar à luz e cuidar dos filhotes.
- É um cetáceo (classificação de baleias, botos e golfinhos) de grandes dimensões. As fêmeas são maiores e podem atingir até 18 metros de comprimento e 60 toneladas. Os machos atingem cerca de 14 metros e podem pesar até 45 toneladas.
- O filhote nasce com cerca de cinco metros de comprimento e pesa entre quatro e cinco toneladas. Engorda 50 quilos por dia.
- A franca tem grande longevidade. Pode chegar aos 80 anos.
- O esguicho em forma de “V” é característico da espécie e atinge de cinco a oito metros de altura. É mais visível em dias frios e com pouco vento.
- O animal tem verrugas no alto e laterais da cabeça, onde se acumulam colônias de ciamídeos, crustáceos que colonizam essas calosidades naturais. O formato diferenciado de cada colônia torna possível que pesquisadores identifiquem individualmente cada baleia.
- Alimenta-se de krill (pequeno crustáceo), enquanto está nas águas geladas da Antártica. Durante a viagem para a reprodução, não se alimenta.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3002001.xml




terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que é Finning? Saiba mais sobre a crueldade que é a remoção das barbatanas de tubarão.


O que é Finning?
Todos os anos dezenas de milhões de tubarões morrem uma morte lenta por causa do finning. 

Finning é a prática desumana de cortar as barbatanas do tubarão e jogar seu corpo ainda vivo de volta ao mar. 
Os tubarões ou morrem de fome, ou são comidos vivos por outros peixes, e alguns se afogam, pois os tubarões necessitam se deslocar para forçar a água através de suas brânquias de oxigênio.
Barbatanas de tubarão são "colhidas" em números cada vez maiores para alimentar a crescente demanda por sopa de barbatana de tubarão, uma iguaria asiática ".
Não é só a remoção das barbatanas de tubarões que chamamos bárbarie, mas o abate indiscriminado a um ritmo insustentável está levando muitas espécies à beira da extinção. 
Desde a década de 1970 as populações de várias espécies têm sido perseguidas.

Devido à natureza clandestina da remoção das barbatanas, os registros são raramente mantidos os números de tubarões e espécies capturadas. As estimativas são baseadas em importações declaradas para os mercados de barbatana de tubarão, como Hong Kong e China.

A demanda por sopa de barbatana de tubarão tem subido rapidamente nos últimos anos devido ao aumento da prosperidade da China e outros países do Extremo Oriente. 
Sopa de barbatana de tubarão, que pode facilmente custar 100 dolares uma tigela, é geralmente servido em festas de casamento para que os anfitriões pode impressionar seus convidados com a sua riqueza. 

Os pescadores estão interessados apenas nas nadadeiras, porque a carne do tubarão tem um valor econômico baixo e ocupa muito espaço no porão. 

Ele também contém uréia, que se transforma em amônia, uma vez que o tubarão morreu e contamina outros peixes.



Garrafas PET se transformam em vasos ecologicamente corretos

Reutilizar é um dos passos para fazer sua vida mais sustentável
Por Carlos Santos



As garrafas PET são um dos principais problemas quando falamos em lixo. Mas existem inúmeras maneiras de dar um fim sustentável para esse produto
Esse produto tem um potencial reciclável muito grande, seja através da confecção de camisetas ou da reutilização dela para outros fins.
Uma forma de aproveitar essas garrafas e ainda estimular o cultivo de plantas dentro de casa é usá-las para fazer pequenas hortas.
O processo é bem simples, além de ser muito barato. Para montar sua horta é necessário apenas uma garrafa, tesoura, terra e as mudas da planta desejada.
É uma saída muito interessante para utilizar de forma consciente o que poderia ir para o lixo. Ainda mais para quem mora em pequenos apartamentos e não abre mão de ter em casa uma pequena horta.
O video mostra passo a passo como fazer

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Inea recua e diz que praias de Búzios não foram atingidas por mancha..




Atualizado em 09/08/2010 15h13
Na manhã de segunda (9), órgão informou que óleo havia chegado à cidade.


Vazamento afetou Cabo Frio e Arraial do Cabo, segundo Capitania dos Portos.


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) voltou atrás e informou que a mancha de óleo detectada neste domingo (8) em praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, não chegou a Búzios. Anteriormente, o órgão havia informado que a mancha tinha sido  detectada na Praia de José Gonçalves na manhã desta segunda-feira (9), informação negada pela prefeitura da cidade.
O Inea afirmou que, após o sobrevoo pela Região dos Lagos realizado nesta manhã, foi constatado que não há necessidade de manter o plano emergencial com as secretarias ambientais dos municípios atingidos para conter o avanço do vazamento. A contenção não se faz necessária, ainda segundo o Inea, por não haver óleo no mar, apenas na areia.

Na Praia do Forno, em Arraial do Cabo, foram encontrados 20 pinguins mortos.
Plano emergencial tenta conter o avanço do vazamento na Região dos Lagos.








Globo.com 09/08/2010 11h34 
A mancha de óleo detectada neste domingo (8) em praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, já chegou a Búzios. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a mancha foi detectada na Praia de José Gonçalves, na manhã desta segunda-feira (9), e um plano emergencial com as secretarias ambientais dos municípios atingidos já foi acionado para tentar conter o avanço do vazamento.
A prefeitura de Búzios, no entanto, nega a informação. Segundo a assessoria do município, o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, fez um sobrevoo na região no fim desta manhã e afirmou que nenhuma mancha foi encontrada nas praias da cidade.
A secretária de Meio Ambiente de Búzios, Adriana Saad, informou ainda que fiscais estão monitorando todas as praias do município, mas nada encontraram. Técnicos estão checando a informação dada por um morador de que um pinguim foi encontrado morto na Praia de Tucuns.
Na Praia do Forno, em Arraial do Cabo, foram encontrados cerca de 20 pinguins mortos, segundo informações do gerente de operações emergenciais do Inea, Carlos Eduardo Strauch.
Técnicos do Inea e da Capitania dos Portos realizam um sobrevoo de Saquarema a Búzios para avaliar a dimensão do vazamento e definir estratégia para sua contenção. No domingo, as praias da região também apresentavam um alto índice de algas.
Laudo em até 20 dias

De acordo com a agência da Capitania dos Portos em Cabo Frio, uma equipe de inspeção naval foi no domingo às praias do Pontal, em Arraial do Cabo, e das Conchas e do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos, para realizar coleta de material das manchas de óleo que apareceram em alguns pontos, na areia.
Ainda segundo a Capitania dos Portos, o material coletado será utilizado para a possível identificação do infrator. A análise da amostra – que poderá definir se o óleo é de navio ou de plataforma, por exemplo – será feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo e o laudo deverá ficar pronto em até 20 dias.
A Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tem qualquer relação com a mancha de óleo, e que apenas ajudou a Marinha na contenção do vazamento.

Fotógrafo flagra tubarão branco saltando fora d'água para pegar presa

O fotógrafo britânico Dan Callister conseguiu flagrar o exato momento em que um tubarão branco enorme saltou fora d'água para capturar uma presa na semana passada em False Bay, na África do Sul. Pelas imagens, especialistas acreditam que o animal tenha entre 3,5 metros e 5 metros de comprimento, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".



Cena foi fotografada pelo britânico Dan Callister.
Animal tem entre 3,5 metros e 5 metros de comprimento.




Incrível: Estas imagens captadas ao largo da costa da África do Sul mostram o quão brutal um grande tubarão branco pode ser que voa para fora do mar com uma vedação entre suas mandíbulas


O meio ambiente é UNO, não importa se acontece na China ou na esquina. Todos devem se preocupar.

Ontem um amigo me perguntou:
Com que intuito você mantém este Blog?
Porque você se interessa por estas questões, já que não é Bióloga.


Pensei cá com meus botões:
Será que, só quem respira é o Biólogo?
Será que, só quem precisa dos oceanos é o Biólogo?
Será que, só quem defende a vida é o Biólogo?
Precisa ter graduação específica para lutar por algo em que se acredita?

O meio ambiente não é graduado, segmetado, entitulado.
Ele é uno.


Se fazem algo contra o meio ambiente lá do outro lado do globo, afeta o mundo inteiro.
É tão difícil compreender que o meio ambiente não é só o quintal de casa?


Há muitos anos atrás eu parei de conversar sobre estes assuntos, porque desenvolvi um projeto 
quando estagiava em um orgão público ligado ao meio ambiente.
E meu projeto, por ser de baixo custo, eficiente e não encher o bolso de nenhum político.
Foi engavetado.
Naquela época eu era mais nova, achava que ia mudar o mundo em um ano.
Adoeci de tanta decepção...
Deixei de discutir estes assuntos porque sou apaixonada demais, sou sempre 8 ou 80.


De uns meses para cá..voltei a observar como as coisas se encaminham..
Hoje com uma filha Bióloga se especializando em Biologia Marinha.
Voltei a conversar sobre o assunto.
Comecei a ser convidada para dar aula de reciclagem novamente.


E minha proximidade com uma pessoa que se considera "ecochato".
Acabou por soprar esta fagulha.


E estou eu aqui novamente, depois de anos, apaixonadamente discutindo assuntos que deviam interessar a todos que não se preocupam somente com seu próprio umbigo.


por Gisele Pontes
em 09 de agosto de 2010