quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Doze pinguins são achados mortos em Cabo Frio (RJ)

Eles foram enterrados por moradores na areia da praia do Peró

Doze pinguins foram achados mortos nesta quarta-feira (18) na praia do Peró, em Cabo Frio, na região dos Lagos, litoral do Estado do Rio de Janeiro.

No mesmo local, duas tartarugas também foram encontradas. Uma delas morreu e a outra será solta no mar.

Os próprios moradores da região enterraram os pinguins mortos na areia da praia. Desde o início do ano, cerca de 150 pinguins foram recolhidos no Estado do Rio.

Do RJ Record

Quase 80% do petróleo derramado no Golfo continua no oceano


Cientistas da Universidade da Geórgia contradizem relatório do governo americano

De acordo com cientistas, governo ignora o fato de que boa parte do petróleo derramado permanece no mar, em pequenas gotas ou disperso
Quase 80% do petróleo derramado do poço avariado da companhia de petróleo britânica BP no Golfo do México ainda estaria no oceano, estimam especialistas, o que sugere que as avaliações do governo foram otimistas demais em relação à quantidade de cru retirada.
Em um relatório divulgado no dia 4 de agosto, o governo americano indicou que tinha eliminado 74% dos 4,9 milhões de barris (779,1 milhões de litros) de petróleo que tinham sido derramados no oceano entre 20 de abril e 15 de julho.
"Grande parte do petróleo do vazamento da BP evaporou-se, foi incendiada, foi recuperada do mar ou se dispersou", indicou então o administração nacional oceânica e atmosférica (NOAA, por suas siglas em inglês).
Mas cientistas da Universidade da Geórgia consideraram que a análise do governo ignora o fato de que boa parte do petróleo derramado permanece no mar, em pequenas gotas ou disperso, e que se baseia em falsas suposições.
"Voltamos a analisar o informe do governo federal e calculamos a quantidade de petróleo que provavelmente ainda está no oceano. O resultado é que entre 70% e 79% ainda deve estar lá", disse na terça-feira à AFP Charles Hopkinson, um dos autores do relatório.
"Um dos principais erros é pensar que o petróleo que se dissolveu na água desapareceu e é inofensivo", advertiu o oceanógrafo. "Este petróleo permanece no oceano, sob a superfície, e serão necessários anos para que se degrade totalmente".
(Com AFP) http://veja.abril.com.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Jacarés na Vizinhança - Quem é que incomoda aqui? Fala sério!!


Quem incomoda quem?
Constroem no pântano, despejam os jacarés e ainda querem reclamar??
/

A modelo Solange Gomes mostrou para os seus seguidores no Twitter nesta terça-feira (17) três de seus mais incômodos vizinhos. Ela postou uma foto de uma praça com três jacarés soltos.
Os animais não estão protegidos nem mesmo por cercas, o que representa um perigo para as pessoas que vivem no local, de acordo com ela. A modelo atenta para uma mãe que passa com o filho no colo.
As fotos foram feitas quando Solange ia fazer compras, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Ela disse que isto é comum lá, e que já denunciou o caso diversas vezes e nunca foi atendida.

Designer cria acessório que transforma garrafa PET em regador





Diariamente, milhares de garrafas PET são descartadas irregularmente e demoram centenas de anos para serem decomposta. O designer francês Nicolas Le Moigne criou um acessório simples, baseado no conceito da reutilização dessas garrafas.
Trata-se de um bico dosador, que pode ser anexado em uma garrafa PET, a transformando em um regador. O acessório evita que a garrafa seja descartada ou que um novo regador seja comprado. A ideia, além de evitar o descarte de algumas garrafas, é mais um exemplo do conceito de reutilização e de como pequenas atitudes podem fazer diferença.
O acessório foi feito para a Viceversa HK (empresa especializada em design), ganhou prêmio de melhor invenção na Macef Design Award 2005 – um concurso anual de design promovido pelo site Designboom.
O produto pode ser encontrado em seis cores diferentes e se adapta ao bico de garrafas PET de 600 ml até 2 litros. Embora ainda não seja comercializado no Brasil, o produto pode ser comprado pelo site da ViceVersa

http://www.ciclovivo.com.br

Aprenda a fazer vassouras de garrafa PET








Você já ouviu falar em vassoura feita de garrafas PET? Essa é a dica de hoje do CicloVivo. A fabricação da vassoura é totalmente artesanal, simples e sustentável.
Você vai precisar de: 18 garrafas PET, cabo de vassoura, tesoura, estilete, furador, arame, martelo e pregos.
Depois de separados os materiais, o primeiro passo é retirar o rótulo e o fundo de todas as garrafas. Dezessete delas serão cortadas em tirinhas e somente uma dessas não terá o gargalo retirado.
Feito isso, passamos para a outra etapa. Vamos usar somente a parte de cima, daquela garrafa que ainda está intacta, para darmos o acabamento. Todas as outras que foram cortadas devem ser encaixadas e presas por um arame que fixe todas elas.
A partir daí é só fixar o cabo, com dois pregos e a vassoura está pronta!
Veja na galeria o passo a passo, para tornar a sua experiência artesanal mais simples.


Ideias de reutilização de garrafas PET







As garrafas PET começaram a ser comercializadas na década de 70. Somente após dez anos do início da fabricação em larga escala, é que esse produto começou aos poucos a ser inserido entre os materiais reciclados, nos EUA e Canadá. Inicialmente, as garrafas eram transformadas em enchimentos para almofadas. A melhoria na qualidade da fibra de PET proporcionou outras aplicações, como tecidos e garrafas para produtos não alimentícios.


Os impactos causados pelas garrafas plásticas são inúmeros e vão desde a fabricação, com a extração do petróleo, até o seu descarte. O período médio para a decomposição desse material gira em torno de 800 anos.


A reciclagem é de extrema importância para que os impactos causados na natureza, pela fabricação do plástico, sejam minimizados. Hoje, as indústrias conseguem transformar o material reciclado em tecidos ou fazer novas embalagens.


Entre as vantagens da reciclagem está a redução do volume de lixo nos aterros, economia de energia e petróleo, geração de empregos e redução no valor dos produtos originados a partir dos reciclados.


Infelizmente a reciclagem não consegue dar conta de todo o material produzido pelas indústrias. Por isso, os trabalhos artesanais também são ótimas alternativas para diminuir a quantidade de plástico descartada.


http://ciclovivo.com.br/


domingo, 15 de agosto de 2010

Como neutralizar a emissão de carbono?




O que é neutralização do carbono?

É a tentativa de compensar a emissão de gás carbônico com o plantio de árvores, já que elas são os únicos seres vivos capazes de consumir o CO2 da atmosfera (para fazer a fotossíntese)






A lógica é a seguinte: você calcula a quantidade de CO2 emitida nas suas atividades diárias e vê quantas árvores precisa plantar para neutralizar esse valor. Sim, dá pra calcular isso. Apesar de não existir um critério oficial, já há sites e empresas especializados em fazer as contas e até plantar as árvores pra você.
 A onda da neutralização veio com o alarde do aquecimento global, que tem tudo a ver com a presença de CO2 na atmosfera. Esse gás forma uma espécie de barreira que não deixa o calor sair do planeta.
Mas atenção: sempre existiu gás carbônico na atmosfera. O problema é o excesso, que começou a aparecer com a revolução industrial e só tem piorado à medida que o mundo se moderniza.

Video:  bancodaarvore