sexta-feira, 22 de julho de 2011

Litoral capixaba receberá cerca de 10 mil Jubartes somente este ano




As baleias Jubarte estão chegando ao Estado desde junho do ano passado, mas a morte de uma delas esta semana, em Nova Almeida, Serra, despertou a atenção dos especialistas e populares para mais uma temporada da espécie no litoral capixaba. Segundo o Instituto Orca, são esperadas 10 mil baleias da espécie no litoral capixaba na temporada deste ano.
A proibição à caça de baleias fez bem àquelas que visitam o litoral brasileiro. Segundo o fundador do Instituto Orca, Lupércio Araújo, é notório o crescimento da população e, mais ainda, que é no litoral capixaba, mas precisamente na região do Banco de Abrolhos, que abrange parte do norte do Estado até o sul da Bahia, o lugar que a espécie escolheu para se reproduzir ou criar seus filhotes.  Mas, infelizmente, é essa região também a preferida das indústrias de petróleo e pesca.
Outra região escolhida pelas baleias é a Ilha de Trindade, distante 1.200 quilômetros a leste da costa capixaba. Entre inúmeras explicações, a mais citada entre os especialistas é que mães Jubartes procuram aqui um ambiente mais quente do que as águas subantárticas, especialmente regiões com recifes de coral, para criarem com segurança os seus filhotes.
Ao mesmo tempo em que a notícia é positiva, também preocupa quem trabalha com o estudo e o resgate destes animais. Só no Espírito Santo morreram 42 baleias Jubartes em 2010. O mesmo ocorreu também na costa da Austrália e da África, levantando inúmeras suspeitas sobre as mortes, mas ainda nenhuma conclusão definida.
"É sabido que a atividade de sísmica, que é proibida nesta época e, mesmo assim, acaba por vezes ocorrendo, pode desorientar e até matar as baleias, assim como também é um risco o atropelamento por embarcações e os ruídos que elas geram. Das mortes ocorridas no ano passado, porém, foram isolados os casos onde pudemos constatar resquícios de redes de pesca, sinais de trombadas ou outro sintoma que indique a influência da atividade humana nas mortes", ressaltou Lupércio Araújo.
As informações sobre as mortes no Estado ficam ainda mais reticentes devido à falta de estrutura para resgatar as baleias encontradas mortas no litoral capixaba. Manipular, examinar, efetuar uma necropsia em cima de uma pedra, ou mesmo correr o risco de uma onda deslocar a baleia sob o profissional são obstáculos enfrentados, comenta Lupércio. Desencalhar baleias vivas também é outro episódio que dificilmente ocorre.
No caso da primeira baleia Jubarte encontrada no litoral capixaba este ano, que morreu nessa terça-feira (19), segundo Lupércio, provavelmente já se aproximou da costa por estar doente ou com ferimentos. “Ela se prendeu às pedras em um local de difícil acesso para a remoção. Isso aconteceu por volta das 17h e ela morreu por volta das 5h ainda presa às pedras”, contou Lupércio.
Apesar de contar com o apoio de algumas empreiteiras, a dificuldade, explica ele, é a falta de estrutura das próprias prefeituras. “Ás vezes solicitamos um tipo de trator e nos mandam outro e já sabemos que este não irá resolver, o que prejudica o resgate ou remoção do corpo da baleia da região. Agora, imagine um animal de 40 até 50 toneladas se decompondo na praia. Essa falta de recursos, além de impedir que a causa da morte possa ser estudada, gera um problema sério de saúde pública", alertou.
O quadro no Estado retrata falta de estrutura não apenas das prefeituras capixabas, mas também a pouca atenção dada pelo poder público à causa que se sobrepõe, inclusive, à questão ambiental, já que a morte de uma baleia pode não apenas gerar mau cheiro e inviabilizar a área para banho, mas também gerar doenças à população. No Espírito Santo não há também locais para a destinação das baleias mortas, já que essas não podem ser enterradas nem na praia e nem em locais onde há recursos d’água, devido ao risco de contaminação do solo.
As baleias Jubartes começam a chegar ao litoral capixaba no mês de junho e começam o retorno de sua jornada de outubro até novembro. A época onde há maior quantidade de espécies no Estado é entre os meses de agosto e setembro.
Omissão
Ao contrário de outros estados, onde a presença abundante de baleias é explorada, inclusive de forma turística, com a criação de mirantes e informações sobre as espécies - como é o caso de Santa Catarina -, no Estado, a proposta de criação de um Centro de Pesquisa, Manejo e Conservação de Animais Marinhos ainda não saiu do papel. Em fevereiro de 2010, a principal reivindicação era para que o governo viabilizasse uma área próxima ao mar para a implantação do centro. O local previsto é o antigo Radium Hotel, em Guarapari, conforme indicação feita pelo deputado Hércules Silveira (PMDB) na ocasião.
Entretanto, a proposta foi elaborada pelo próprio Instituto Orca, organização sem fins lucrativos, que trabalha com pesquisa e conservação marinha. É o instituto quem cuida, há anos, de forma voluntária, dos casos de encalhes de baleia, morte ou acidentes com golfinhos no litoral capixaba.
A criação de um centro é também reivindicação antiga dos ambientalistas capixabas, que cobram ainda viabilidade de  uma área próxima ao mar para a implantação do centro, levando em conta o alto número de acidentes com baleias e golfinhos no Estado.




Ibama faz alerta para o resgate de animais


O Ibama recomenda que procure a ajuda de alguém da rede para o resgate de animais perdidos

O Ibama vai intensificar a articulação entre as instituições de resgate e tratamento dos animais marinhos que não param de chegar às praias.

Somente nessa quinta-feira, dois lobos-marinhos foram encontrados: um no Guarujá e outro na Praia Grande. A maior parte dos animais chega morta ou em condições precárias de saúde. Quando recuperados, eles retornam ao mar.


De acordo com Ingrid Oberg, chefe do Ibama em Santos, a rede criada em 2004 para resgate e tratamento deve se reunir nos próximos dias. “Sempre estamos em alerta, é normal o aparecimento. Mas deve aumentar daqui para frente”, diz. No inverno de 2010, cerca de 50 pinguins morreram num único final de semana. Em um laudo do Aquário Municipal de Santos foi apontada como causa da morte a intoxicação por lixo.




Encontrado no início do mês, um lobo-marinho australis recebeu cuidados no Aquário santista antes de voltar ao mar. “Esta espécie não migra. Quando chegam aqui, geralmente, filhotes ou juvenis, é porque estão perdidos”, diz Gustavo Dutra, veterinário do aquário.

A veterinária, Andrea Maranho, do Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos), afirma que o número atual, de cerca de 300 animais, desde o início do ano, está dentro do normal para a época.

“Temos uma rede articulada que envolve bombeiros e surfistas. O importante quando se achar um animal é não fazer nada e chamar um de nós [da rede]”, diz.


Animais encontrados mortos na Cidade de julho a setembro de 2010:

Julho – 241 animais

– 14 tartarugas-verdes (1 viva)
– 3 tartarugas-cabeçudas
– 1 tartaruga-de-pente
– 2 toninhas
– 1 golfinho-pintado-do-Atlântico
– 2 golfinhos-de-dentes-rugosos
– 1 raia-prego
– 211 pinguins-de-magalhães (6 vivos)
– 1 gaivota (viva)
– 1 albatroz
– 1 atobá (vivo)
– 1 mergulhão
– 1 batuíra (viva)
– 1 fragata (viva)

Agosto – 47 animais

– 1 tartaruga-cabeçuda
– 9 tartarugas-verdes
– 33 pinguins-de-magalhães
– 1 golfinho-nariz-de-garrafa
– 2 gaivotas (1 viva)
– 1 atobá (vivo)

Setembro – 60 animais

– 57 pinguins
– 2 tartarugas-verdes
– 1 bobo-pequeno


Alto mar

Em setembro de 2010 o pescador Israel Augusto Elias, entrevistado pelo jornal A Tribuna, disse que antes mesmo dos pinguins chegarem às praias, tinha visto dezenas deles no mar, entre 30 e 31 de agosto, a cerca de sete quilômetros da costa.

“Eles estavam em decomposição. Não sei dizer quantos eram. Mas eram bem mais do que apareceu na praia”, garantiu o pescador.

Segundo Elias, quatro pinguins vivos chegaram a se aproximar da embarcação. “Eles estavam com muita fome, atacando a rede. Demos peixes para eles e aí eles foram embora”

Nós somos os culpados

Na ocasião a veterinária Andréa Maranhos, do Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar), disse a necropsia dos animais retirados da praia revelou que eles tinham parasitas e lixo no estômago.

Telefones: Gremar (13) 7807-094812, Ibama (13) 3227-5775, Bombeiros 193.

Fontes: Metro Santos / A Tribuna
Modificado pelo IEF
22/07/2011 - Leandro Amaral / Metro Santo


Os grandes poderes de cura do golfinho



Seriam os golfinhos donos de um poder mágico de cura? O pesquisador e médico Michael Zasloff acha que sim.
O cientista documentou vários incidentes de ferimentos graves nos golfinhos, presumivelmente causados por tubarões. Essas mordidas, algumas maiores que uma bola de basquete, se curaram em semanas, sem desfigurar os golfinhos, lhes causar dor aparente ou tornarem-se visivelmente infectadas.
“É surpreendente. Um animal que evoluiu no oceano sem mãos ou pernas nada mais rápido do que os seres humanos, tem uma inteligência comparável a nossa complexidade social e emocional, e uma cura quase alienígena em comparação com o que somos capazes”, explica, maravilhado, Zasloff.
Segundo o cientista, várias habilidades notáveis trabalham juntas para formar o poder de cura aparentemente milagroso dos golfinhos.
Primeiro, mesmo com uma grande ferida aberta, os golfinhos não sangram até a morte. Como? Zasloff diz que eles usam seu mecanismo de mergulho, que corta o fluxo de sangue para partes pouco importantes de seus corpos, para reduzir o fluxo de sangue que passa pela lesão enquanto ele não coagula.
Segundo, durante o processo de cicatrização das feridas, os golfinhos não mostram sinais de infecção. Os pesquisadores descobriram que sua pele e sua gordura contêm compostos com propriedades antibacterianas, o que pode ajudar a evitar infecções nas feridas abertas.
Os golfinhos também não demonstram reações típicas à dor quando estão se recuperando de tais lesões. Normalmente, uma profunda ferida aberta iria alterar o comportamento de um animal e seus hábitos alimentares por algumas semanas.
Zasloff descobriu que os golfinhos comem e se comportam normalmente, mesmo quando estão seriamente feridos, o que é uma habilidade e tanto.
A capacidade de cura em si já é muito milagrosa. Em questão de semanas, os golfinhos podem substituir completamente o tecido em falta sem mudar um milímetro da forma de seu corpo. Os cientistas desconfiam que essa capacidade regenerativa vem de células-tronco especiais, como alguns anfíbios tem para reconstruir membros.
Segundo Zasloff, a compreensão das habilidades de regeneração do golfinho pode ser útil aos seres humanos. As técnicas que esses mamíferos usam para reconstruir seus tecidos podem contar com algum tipo especial de células-tronco ou proteínas, algo que os humanos poderiam se apropriar.
“Esse animal tem uma extrema semelhança estrutural conosco”, disse Zasloff. “E poderia ser uma fonte de informação, um lugar para encontrar algumas respostas a grandes mistérios que nós, como médicos, estamos tentando resolver”, complementa.
Outras proteínas que os golfinhos produzem durante a cicatrização, como um composto para aliviar a dor ou antibacteriano, também poderiam funcionar em seres humanos. Como eles criam seu próprio complexo para alívio da dor, há uma chance que não seria viciante para os seres humanos como muitos analgésicos no mercado hoje.

Fonte:  Livescience

Barco de pesca com 357 tubarões é encontrado nas Ilhas Galápagos

Parte de Galápagos, conjunto de ilhas que fica a 1.000 km de distância da costa do Equador (Foto: Rede Globo)

Prática criminosa foi divulgada nesta sexta-feira pelo governo do Equador.
Matança seria a maior dos últimos anos e 26 pessoas foram detidas.

Uma operação realizada nas Ilhas Galápagos, a 1.000 km da costa do Equador, encontrou em uma embarcação 357 tubarões que foram pescados ilegalmente na área protegida. A apreensão seria a maior dos últimos anos e teria ocorrido na última quarta-feira (20), porém, divulgada pelas autoridades do país apenas nesta sexta-feira (22).
De acordo com Rosa León, porta-voz do parque, durante a ação policial foram detidas 26 pessoas consideradas responsáveis pela matança, entre elas dois menores de idade. Os detidos poderão ser condenados à prisão, multas e confisco do navio e dos equipamentos de pesca.

Tubarão Raposa

Na pesca, o grupo utilizava o espinhel, um longo fio de nylon repleto de ganchos, prática proibida na reserva marinha. León afirmou que os tubarões estavam nos porões do navio equatoriano Fer Mary I quando foi interceptado pela polícia na última quarta-feira.
Foram encontrados 286 exemplares de tubarão-raposa, 22 animais do tipo azul, 40 espécimes de tubarão-de-Galápagos e outros seis tubarões-martelo.
A ilha de Galápagos é uma reserva marinha onde é proibida a captura e comercialização de espécies. O local é considerado patrimônio natural desde 1979.

Tubarão de Galápagos

Tubarão Martelo

Tubarão azul



Com informações da Associated Press (AP) e da EFE.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tubarão de 500 kg pula dentro de barco na África do Sul


Incidente ocorreu quando cientistas tentavam atrair tubarões brancos para fotografar barbatanas.



Um tubarão branco de 500 kg e três metros de comprimento conseguiu pular dentro de um barco de pesquisa na África do Sul, na última segunda-feira (18).
O fato ocorreu enquanto pesquisadores da vida marinha trabalhavam na cidade costeira de Mossel Bay, no sudeste do país, em um projeto que visa identificar tubarões brancos e analisar as populações da espécie na África do Sul.
A especialista de campo Dorien Schroder e outros seis tripulantes atiravam sardinhas ao mar para atrair tubarões e, desta forma, fazer fotos de suas barbatanas dorsais para identificar cada um deles e estimar quantos tubarões vivem na baía da região.




Geralmente, quando fazemos isto, um certo número de tubarões fica em volta do barco', disse à BBC Schroder, que faz pesquisas para a organização Oceans Research, como parte do Projeto Grande Tubarão Branco.
'Foi quando ouvi um barulho e, quando me virei, um grande tubarão branco estava no ar, logo acima de uma das minhas estagiárias.'
Schroder conta que, 'por sorte, a estagiária deu um passo em minha direção', e, devido a isso, o tubarão não caiu em cima dela.
'Mais tarde, ela me disse que pensou que eu saberia o que fazer, e por isso foi na minha direção.'
Ajuda
A pesquisadora agarrou a estagiária pela camiseta e a levou até outra parte do barco.
O tubarão, por sua vez, caiu e inicialmente ficou com metade do corpo dentro do barco. Mas, segundo Schroder, 'devido ao fato de os tubarões apenas de moverem para frente, ele entrou totalmente no barco'.
'E, claro, ele estava em pânico, não pensou que cairia no barco, (o tubarão) pensou que cairia na água. Então ele ficou se debatendo', disse.
'Todos os estagiários foram para outra parte do barco e nós esperamos o tubarão se acalmar para fazermos alguma coisa', afirmou.
No entanto, devido ao peso do tubarão, Dorien e os estagiários tiveram de pedir ajuda para tirá-lo do barco. Pelo rádio, a pesquisadora chamou outros dois cientistas da Oceans Research que estavam em terra, e um dos diretores da organização, Ryan Johnson, foi para o local.
'Nós recebemos um pedido de socorro pelo rádio, da Dorien, fomos até lá e, em quatro pessoas, esperávamos tirar o tubarão (do barco). Mas, quando chegamos lá e vimos a situação, percebemos que não ia ser assim: ele tinha três metros e 500 kg e queria morder', disse Johnson à BBC.
'Depois de algumas tentativas de jogar ele de volta ao mar, entramos em contato com as autoridades portuárias e pedimos ajuda (para tirar o tubarão do barco).'
O cientista afirma que deve ter sido uma 'experiência incrivelmente estressante para o tubarão' e diz que os cientistas tentaram jogar água no tubarão durante todo o tempo.
Segundo Johnson, depois de conseguir mais ajuda junto a um barco de pesca, o tubarão foi retirado do barco pela cauda, pendurado em cordas.
Desorientado
O diretor da Ocean Research diz que o tubarão estava desorientado e estressado devido à experiência dentro do barco.
'Devido ao estresse que ele passou, ele nadou pela baía, que era um lugar estranho para ele), e em direção à praia', afirma Johnson.
Os cientistas foram então para a água, a fim de tentar ajudar o tubarão a sair da praia. Depois de algumas tentativas sem sucesso, eles decidiram amarrar o animal em um dos barcos e levá-lo ao mar, onde ele foi solto.
Schroder disse à BBC que, depois do encontro com o grande tubarão, o barco já está de volta à água.
'Algumas coisas se quebraram, a fibra de vidro se rompeu quando o tubarão caiu lá, mas consertamos no mesmo dia e ele (o barco) já voltou para a água', disse.



Fonte: G1

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Baleia "agradece" aos homens que a salvaram


Uma baleia, que se encontrava em risco de morrer, foi libertada das redes de pesca por três homens e "agradeceu" o resgate com uma exibição deslumbrante de saltos. Veja o vídeo
Um grupo de observadores de baleias deparou-se com o animal preso nas redes, na costa da Califórnia, e decidiu entrar na água para ajudar o animal.







Michael Fishbach, um dos observadores, mergulhou na água e com algum esforço começou a cortar as redes que prendiam as barbatanas e a cauda da baleia. "A visão desta enorme criatura presa e tão perto da morte foi quase esmagadora", afirmou o observador.
Os três homens, que estiveram cerca de uma hora de volta do animal a tentar libertá-lo, conseguiram por fim retirar todas as redes de nylon que prendiam a baleia.

O desempenho dos observadores permitiu a libertação da baleia que começou rapidamente a nadar premiando, durante a hora seguinte, os que a salvaram com um deslumbrante espetáculo de mergulhos e saltos.
Um forma de agradecimento aos salvadores ou apenas uma manifestação de alegria da baleia, por estar livre e viva.


domingo, 17 de julho de 2011

20 Benefícios dos Tubarões para a Humanidade


Do design de novos aviões ao impacto sobre a economia, os tubarões são mais úteis do que você imagina.

  1. Como são os mais antigos vertebrados que existem, os tubarões podem fornecer informações sobre a origem e a evolução de todas as espécies de seres vertebrados, incluindo os humanos.
  2. Os tubarões podem afetar as populações de moluscos, já que muitos deles consomem jamantas, arraias e outros predadores de vieiras, caranguejos e lagostas, entre outros. Quando os tubarões diminuem, os moluscos consumidos por muitas pessoas também começam a desaparecer.
  3. Tubarões equipados com câmeras fornecem dados importantes sobre locais perigosos. Em 2003, tubarões "filmaram" o local onde foram feitos testes nucleares no Oceano Pacífico.
  4. Os tubarões possuem um sistema imunológico altamente desenvolvido, e poucas espécies sofrem de câncer ou outras doenças. Se os pesquisadores conseguirem desvendar os seus processos de defesa, um dia os tubarões serão a chave de tratamentos preventivos e até mesmo da cura de muitas doenças letais para o homem.
  5. As barbatanas dos tubarões e os focinhos dos tubarões-martelo inspiraram adaptações high-techem asas de aviões e fuselagem de jatos. O Centro de Pesquisa Langley conduz estudos intensivos sobre tubarões, baleias e gaivotas para potenciais aplicações no design de aeronaves.
  6. Certos tubarões que filtram seu alimento, como o tubarão-peregrino, consumem grandes quantidades de zooplâncton, como os copépodes e o krill. Alguns especialistas acreditam que eles ajudam a "limpar" a água e evitar proliferações prejudiciais de algas, como a maré vermelha.
  7. Os cientistas estão estudando certos compostos anticoagulantes presentes no sangue dos tubarões para possíveis aplicações em doenças cardíacas.
  8. Os tubarões possuem a maior sensibilidade elétrica entre todas as criaturas da Terra. Já que a detecção de campos magnéticos pode auxiliar a orientação e a navegação, pesquisas futuras sobre os órgãos eletroreceptores dos tubarões podem levar ao aprimoramento dos sistemas de navegação de carros, aviões e navios.
  9. Pesquisadores e estudantes aprendem muito sobre a fisiologia dos peixes ao analisar os tubarões, especialmente os corpos dos cações.
  10. O ecoturismo, com os tubarões como principal atração, tem estimulado as economias locais de países como Filipinas e Belize.
  11. Tubarões e homens já compartilharam um ancestral comum, por isso, nossos tecidos não são tão diferentes. Pesquisadores optométricos estão investigando a córnea do tubarão - um dia, ela poderá ser aproveitada em transplantes humanos.
  12. Em 2005, a Mercedes-Benz projetou um "carro biônico", inspirado no peixe-cofre e em outros peixes, incluindo tubarões. Por seu formato e tamanho, ele é um dos veículos com a melhor eficiência aerodinâmica.
  13. Os tubarões sempre atraíram multidões quando estão confinados na segurança dos aquários. Estas polêmicas exibições rendem milhões de dólares, mas parte dos lucros é revertido para projetos de conservação de tubarões.
  14. Muitos tubarões são carniceiros e se alimentam de plantas ou animais agonizantes, ou mortos. Eles ajudam a livrar os oceanos das carcaças em decomposição e de outros dejetos.
  15. A esqualamina, uma substância química extraída dos esqualos, parece ter a propriedade de matar bactérias e combater células tumorais. Este composto natural pode vir a ser incorporado nos tratamentos de doenças e infecções humanas.
  16. Os dentes dos tubarões, com sua grande variedade de formas, tamanhos e superfícies cortantes, são uma maravilha da natureza. Eles podem ter inspirado muitas ferramentas humanas, e algumas culturas chegaram a incorporarar os dentes e a pele de tubarão em seus objetos.
  17. Os tubarões possuem sentidos muito aguçados e muitas espécies conseguem enxergar no escuro, farejar uma presa oun sentir vibrações a longas distâncias. A análise destas capacidades pode conferir ao homem habilidades similares, por meio de dispositivos projetados a partir dos sentidos dos tubarões.
  18. Estudos recentes indicam que os tubarões são altamente inteligentes, com avançadas capacidades para resolução de problemas, grande complexidade social e uma curiosidade inata. Utilizando dispositivos que detectam atividade neuronal, os cientistas desenvolveram formas rudimentares de leitura dos pensamentos e sentimentos destes animais. No futuro, talvez possamos compreender melhor a nós mesmos aprendendo como outras criaturas inteligentes nos veem.
  19. Alguns tubarões, como o cação-de-espinho, parecem nunca dormir profundamente, já que conseguem nadar enquanto dormem. Pesquisadores continuam a estudar os tubarões na esperança de saber mais o que ocorre no cérebro durante os períodos de sono, o que pode levar ao tratamento de distúrbios do sono humanos.
  20. Pesquisadores estão fazendo experimetos com um novo novao revestimento para navios feito com escamas de tubarão. Devido a seu formato, tamanho e cerdas, as escamas evitam que algas e outros objetos se prendam aos tubarões, uma qualidade que os designers esperam incorporar aos navios.


Os 20 Maiores Tubarões do Mundo





Você acha que sabe o tamanho máximo que os tubarões podem atingir? 
Então dê uma olhada nesta lista.

  1. Tubarão-baleia
    Rhiniodon typus
    12,6 metros

  2. Tubarão-peregrino
    Cetorhinus maximus
    12,3 metros

  3. Tubarão-branco
    Carcharodon carcharias
    7,9 metros

  4. Tubarão-tigre
    Galeocerdo cuvier
    7,4 metros

  5. Tubarão Somniosus pacificus
    Somniosus pacificus
    7 metros

  6. Tubarão-da-Groenlândia
    Somniosus microcephalus
    6,4 metros

  7. Tubarão-martelo-grande
    Sphyrna mokarran
    6 metros

  8. Cação-raposa
    Alopias vulpinus
    5,4 metros

  9. Cação-bruxa
    Hexanchus griseus
    4,8 metros

  10. Cação-raposa Alopias superciliosus
    Alopias superciliosus
    4,6 metros

  1. Tubarão-boca-grande
    Megachasma pelagios
    4,4 metros

  2. Tubarão-martelo-de-ponta-preta
    Sphyrna lewini
    4,2 metros

  3. Anequim-preto
    Isurus paucus
    4,1 metros

  4. Tubarão-martelo-liso
    Sphyrna zygaena
    3,9 metros

  5. Tubarão Echinorhinus cookei
    Echinorhinus cookei
    3,9 metros

  6. Tubarão-fidalgo
    Carcharhinus obscurus
    3,9 metros

  7. Tubarão-galha-branca
    Carcharhinus longimanus
    4 metros

  8. Tubarão-mako
    Isurus oxyrinchus
    3,9 metros

  9. Tubarão-azul
    Prionace glauca
    3,8 metros

  10. Tubarão Eugomphodus tricuspidatus
    Eugomphodus tricuspidatus
    3,6 metros