sexta-feira, 29 de julho de 2011

Baleias misteriosas ficam em silêncio em águas rasas para evitar predadores


Cientistas que pesquisam as misteriosas baleias de bico de Blainville publicaram um estudo no qual concluem que esses mamíferos ficam em silêncio em águas rasas para evitar o ataque de predadores.

                                       Baleias usam silêncio para evitar predadores (Foto: NOAA)

A pesquisa, publicada na revista científicaMarine Mammal Science, é uma das primeiras a registrar como essas baleias se comunicam.
Os pesquisadores também gravaram sons produzidos pelas baleias quando nadam em grandes profundidades.

Enigmática
A espécie Mesoplodon densirostris tende a habitar regiões profundas dos oceanos, formando grupos pequenos, que não ultrapassam dez indivíduos.
Além do bico característico, ela possui dentes, alcança até cinco metros de comprimento e pesa, quando adulta, cerca de 800 kg.
Tímidos e discretos, esses cetáceos (ordem dos mamíferos formada por animais adaptados à vida aquática) evitam embarcações, o que dificulta seu estudo e lhes dá um caráter enigmático.

Estudo
A pesquisadora Natacha Aguilar, da Universidade de La Laguna, em Tenerife (Espanha), e seus colegas da Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts (EUA), e da Universidade Aarhus, na Dinamarca, conectaram dispositivos de escuta em oito baleias de bico de Blainville.
Os animais foram monitorados durante 102 horas.
Os aparelhos gravaram sons produzidos pelas baleias quando vinham à tona para respirar e nadavam próximo da superfície, e também quando os mamíferos mergulhavam em profundidades de até 900 metros.
Os resultados mostraram que a espécie fica silenciosa quando nada a profundidades de cerca de 170 metros.
As baleias também permanecem silenciosas quando estão subindo à tona após seus mergulhos - uma jornada que pode levar até 19 minutos.
A equipe acredita que este comportamento tenha a função de evitar que as baleias sejam detectadas por seu predador, as temidas orcas (Orcinus orca), também conhecidas como “baleias assassinas”.
As orcas tendem a circular em águas rasas e se alimentam de várias espécies de baleias.
Ao se "esconder" dessa maneira, a baleia de bico de Blainville adotaria uma estratégia efetiva de evitar sua predadora, já que a espécie não é capaz de nadar mais rápido do que a orca e não possui outras defesas contra ela.
Ainda assim, o comportamento surpreendeu os cientistas, que imaginavam que os animais continuariam em contato para manter seus vínculos sociais, especialmente porque tendem a nadar em grupos coesos.
"Para um grupo que vive em sociedades tão coesas e coordena suas atividades, ficar em silêncio perto da superfície é um comportamento inesperado que contrasta bastante com o de outras baleias dentadas", afirmaram os pesquisadores em seu artigo.
Sons
Quando nadavam a mais de 450 metros de profundidade, as baleias emitiam diversos tipos de sons que permitiam não apenas que se comunicassem, mas que também se orientassem no espaço e procurassem suas presas, afirma a pesquisa.
Segundo os cientistas, alguns dos sons registrados - que eles descrevem como apitos e uma série de sons estridentes - nunca haviam sido gravados antes.
A equipe acredita que os sons em série tenham o papel de coordenar os movimentos dos membros do grupo à medida que se dispersa no final do mergulho, para caçar.

Fonte: BBC

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Entenda o porque dos ataques de tubarões em Recife - Pernambuco


Cerca de 50 ataques de tubarão nos últimos 12 anos ocorreram na capital de Pernambuco. A maioria foi feita pelo tubarão cabeça-chata, mas também há registros de ataques do tubarão-tigre. O que nos leva a perguntar: por que isso está acontecendo em Recife? 

O fato é que as espécies de tubarão que vivem perto da praia e que antes tinham comida à disposição agora não têm mais tanto alimento assim. Segundo os cientistas, isso aconteceu provavelmente por conta da construção do Porto de Suape. "Durante as obras, foi preciso destruir mangues e rios das redondezas", explica Otto Bismarck Gadig, professor da Universidade Estadual Paulista e especialista em tubarões. "Isso afetou o ecossistema de tal jeito que esses animais ficaram sem muita comida disponível e, também, sem lugar para ter seus filhotes."

Como nós, seres humanos, não fazemos parte da alimentação dos tubarões, os cientistas levantam duas hipóteses -- ainda não comprovadas -- para explicar os ataques registrados na capital de Pernambuco. "Imagina-se que, por terem dificuldade em encontrar comida, os tubarões possam estar atacando pessoas como uma nova opção de alimento", conta Otto Bismarck Gadig. "Outra explicação dada sugere que os tubarões atacam o homem porque o confundem com suas presas: peixes grandes, tartarugas marinhas, raias, focas etc. Isso, no entanto, também não está provado."
Em Recife, os ataques costumam ocorrer em um trecho de poucos quilômetros próximo ao porto de Suape. No entanto, você sabia que em muitos outros locais tubarões e seres humanos convivem harmoniosamente? Pois é! Quando o meio ambiente não sofre agressões e está equilibrado, os ataques não acontecem. 

"Em Recife, ocorre justamente o contrário: a natureza foi alterada e a vida marinha ficou escassa, sem muitos alimentos para os poucos grandes tubarões que nadam ali", explica Otto Bismarck Gadig. Na capital de Pernambuco, também há muita gente, o que aumenta a chance de uma delas ser atacada por um peixe desse tipo faminto.Entender as causas dos ataques de tubarão em Recife serve para mostrar que, nessa história, eles não são os grandes vilões. O aumento do número de casos não quer dizer que aumentou o número de indivíduos, portanto, matar os peixes não solucionaria o problema. É preciso mudar o modo como o homem vem lidando com a natureza para que banhistas, surfistas e tubarões possam aproveitar o mar tranqüilamente!

Tubarão cabeça-chata 
Nome científico: Carcharhinus leucas. 
Características: Tem o corpo cinza, a barriga branca e possui um focinho pequeno e largo. Mede até 3,5 metros. Sua primeira nadadeira dorsal é muito maior e mais pontuda do que a segunda.Hábitat: É encontrado perto da costa, mas vive tanto no mar quanto em águas doces. Esses animais já foram vistos até no Rio Amazonas. Alimentação: Come tartarugas marinhas, golfinhos e peixes, inclusive outros tubarões.

Tubarão tigre
Nome científico: Galeocerdo cuvieri.
Características: Pode atingir nove metros. Tem o corpo cinza, mas, quando filhote, seu corpo é coberto por manchas negras, por isso, é chamado popularmente de tubarão-tigre. É considerada uma das espécies mais agressivas. 
Hábitat: Vive em oceanos nas regiões temperadas e tropicais, tanto perto da costa quanto no mar aberto. Essa espécie é encontrada próximo de recifes de coral, baías e desembocaduras de rios. Alimentação: Come de tudo! Alimenta-se de peixes, tartarugas, caranguejos, moluscos, mamíferos, répteis. Para você ter uma idéia, já foram encontradas garrafas de plástico e latas de alumínio na barriga de um tubarão desse tipo!







Ôooo delícia. Espetáculo da Natureza. Ursos-pardos se reúnem em cachoeira do Alasca para 'banquete'


Grupo de animais foi fotografado capturando salmões. O peixe é um dos principais alimentos do mamífero antes da hibernação.


Isto sim é pesca consciente.


Ursos-pardos são fotografados durante a pesca do salmão, que ocorre todos os anos em Brooks Falls, no Alasca. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (27) (Foto: Larry Gerbrandt/Barcroft USALa/Getty Images)




A pesca do salmão é um dos principais momentos da alimentação destes ursos antes da hibernação, que ocorre no inverno (Foto: Larry Gerbrandt/Barcroft USALa/Getty Images)
Fonte: G1.com.br

Tartarugas marinhas aparecem doentes em praias de Porto Seguro


Veterinários suspeitam que animais tenham ingerido lixo no mar.Nove filhotes já foram devolvidos à natureza




Vinte e três tartarugas marinhas apareceram em dois dias, em Porto Seguro, na região sul da Bahia. São sete animais considerados jovens e 16 filhotes. Eles começaram a aparecer na terça-feira (26) ao longo de 15 Km de praia e os últimos animais foram encontrados na quarta (27). Os 16 filhotes encontrados são da espécie tartaruga-de-pente e nove deles já foram devolvidos mar.
Segundo o órgão de assistência ambiental PAT Ecosmar, os outros animais estão magros, debilitados e não conseguem mergulhar, o que impossibilita que eles se alimentem normalmente.
A suspeita é de que eles sofram de doenças respiratórias e de presença do lixo no estômago e no intestino. Correntes marinhas com águas mais frias podem também causar choque térmico nas espécies. Eles estão recebendo cuidados veterinários e serão soltos no mar assim que recuperarem a saúde.
Fonte: G1.com.br

A natureza como ela é assusta turistas na Austrália. Crocodilo devorando seu rival.


Cena foi flagrada em um parque perto de Darwin. ‘Foi um choque ver esse tipo de coisa’, disse Michael Milatoss


Um grupo de turistas ficou em choque ao flagrar um crocodilo de mais de 5 metros de comprimento devorando um rival durante um passeio em um parque perto de Darwin, na Austrália, segundo reportagem do jornal "Northern Territory News".



Turistas flagraram crocodilo devorando outro em parque na Austrália. (Foto: Reprodução/NT News)





"Foi um choque ver esse tipo de coisa. Eles eram animais muito grandes", disse Michael Milatos, de 54 anos, que era uma das seis pessoas que estavam no barco.
Segundo Milatos, havia duas jovens de Sydney no grupo que entraram em pânico e queriam logo sair dali. "Nosso barco tinha cerca de cinco metros, mas o crocodilo parecia ter mais do que isso", afirmou ele.

Fonte: G1.com.br

Crocodilo aproveita ‘vacilo’ de dono, foge e invade lago na Sibéria


Réptil fugiu quando proprietário saiu para almoçar. Turistas pensaram que objeto na água fosse pedaço de madeira


Um crocodilo de dois metros fugiu e invadiu um lago na Sibéria, na Rússia. O dono havia levado o réptil para o lago na tentativa de ganhar algum dinheiro caso alguém quisesse posar para fotos ao lado do animal. No entanto, quando o homem saiu para almoçar, o crocodilo não resistiu à tentação de tomar um banho no lago de águas geladas e fugiu, segundo o canal de TV "Russia Today".



No início, ninguém prestou atenção no réptil, que mais parecia um simples pedaço de madeira à deriva na água. Mas, quando um grupo de turistas que estava em um barco tentou tirar a "madeira", acabou levando um susto. A polícia foi avisada, e o réptil acabou capturado e devolvido para seu proprietário.