quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Espécie rara de baleia é encontrada morta em Cidreira, RS


Animal foi localizado por um grupo de pesquisadores.
A baleia mede quase seis metros e pesa cerca de uma tonelada e meia.


Baleia mede quase seis metros e pesa cerca de uma tonelada e meia (Foto: Paulo Ott/Gemars, Divulgação)
Uma espécie rara de baleia foi encontrada morta no final da tarde desta terça-feira em Cidreira, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O animal, que pertence à família dos cetáceos, é conhecida como baleia-bicuda-de-Cuvier (Ziphius cavirostris). Ela já estava quase na areia quando foi localizada pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), informaram pesquisadores.
Segundo Paulo Henrique Ott, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e pesquisador do Gemars, o animal mede quase seis metros e pesa cerca de uma tonelada e meia.
- Eu trabalho há 20 anos com pesquisa e nunca tinha visto esse animal aqui no Rio Grande do Sul. Agora poderemos conhecer um pouco mais sobre os hábitos da espécie - afirmou.
Os pesquisadores farão uma série de análises com o animal antes de enterrá-lo na praia. De acordo com Ott, as baleias de bico, da família Ziphiidae, têm hábitos oceânicos e vivem em águas profundas e muito distantes da costa.
- Esse tipo de cetáceo é tão raro que temos poucas informações sobre ele. A partir dessa baleia, vamos tentar entender os motivos que a trouxeram até aqui - disse Ott.
Segundo o pesquisador, o animal não estava preso a redes de pesca.

Fonte G1