quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Filhote de baleia é encontrado em praia no RS


Animal foi encontrado morto durante a madrugada desta quarta. Instituto afirma se tratar de baleia franca, comum na região.

Um filhote de baleia franca encontrado na madrugada desta quarta-feira (10) na praia Guarani, zona norte de Capão da Canoa (RS), foi retirado durante a manhã da praia.


Um filhote de baleia franca encontrado na madrugada de quarta-feira (10) na praia Guarani, zona norte de Capão da Canoa, foi retirado durante a manhã (Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS



Segundo o Instituto Baleia Jubarte, inicialmente a baleia foi identificada como jubarte, mas pesquisadores afirmaram se tratar de uma espécie da baleia franca, mais comum na região.
O animal foi encontrado morto. Ainda não há informações sobre o motivo do encalhe ou a causa da morte do filhote.

Esponjas marinhas retêm maior parte de nutrientes do oceano.


As esponjas marinhas retêm 88% do silício do oceano, um nutriente fundamental para a proliferação de microalgas (diatomáceas) e da vida marinha, segundo um estudo do CSIC (Centro Superior de Pesquisas Científicas), da Espanha, divulgado nesta terça-feira.
O levantamento, coordenado pelo pesquisador Manuel Maldonado, contradiz o que se pensava até o momento, de que a maior parte do silício do ecossistema estava nas diatomáceas do plâncton.
Agora se sabe que a quantidade de silício utilizado pelas microalgas nos sistemas litorâneos poderia ser muito inferior ao que se pensava até agora.
"O silício faz com que o mar seja mais produtivo e rico em vida porque facilita a proliferação das diatomáceas. Estas microalgas absorvem grandes quantidades de CO2 atmosférico, paliando o efeito estufa e o aquecimento global de nossa atmosfera", destaca Maldonado.
O cientista ressalta a importância das conclusões obtidas, já que o modelo aceito até agora estabelecia que as diatomáceas eram "os únicos organismos que controlavam biologicamente a passagem do silício pelo oceano".
O estudo, publicado na "Nature Scientific Reports", dá às esponjas um papel muito mais importante, o que contribui para reajustar a visão tradicional, relataram os pesquisadores do CSIC.
Além disso, demonstra que as esponjas capturam silício da água mediante um sistema que não parece ter evoluído nos últimos cem milhões de anos.
Cada esponja pode incorporar silício durante milênios, enquanto as diatomáceas do plâncton "só o acumulam durante alguns dias".



Bombeiros encontram filhote de baleia morto em praia de Niterói


Segundo a corporação, animal é da espécie Jubarte. Filhote pode ter se perdido da mãe durante uma maré forte.



Bombeiros do Grupamento Marítimo de Itaipu encontraram nesta terça-feira (9), um filhote de baleia morto na Praia de Camboinhas, em Niterói, na Região Metropolitana. As informações foram confirmadas pelo próprio grupamento.
Segundo os bombeiros, o animal, que é da espécie Jubarte, foi examinado por biólogos e em seguida retirado do local por agentes da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói. Os agentes acreditam que o filhote tenha se perdido da mãe durante uma forte maré.
Fonte: G1