sábado, 4 de setembro de 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos





Não sei se você está por dentro dessa história de Política Nacional de Resíduos Sólidos mas isso deve mudar consideravelmente sua relação com o lixo que você produz e inclusive sua responsabilidade por ele.
A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é um amplo guardachuva que vem para estabelecer em nível nacional, os parâmetros para gestão dos resíduos gerados no país. Nesse contexto existe um ponto denominado responsabilidade compartilhada, que é exatamente a divisão da parte que lhe cabe nessa história toda. 
A responsabilidade compartilhada atribui obrigações a fabricantes, distribuidores, governo e consumidores, visando a viabilidade da reciclagem ou do reaproveitamento dos materiais.
Um ponto muito interessante e fundamental nessa nova Política é a questão da logística reversa. Trata-se do caminho de volta dos produtos depois que eles passam a ser considerados resíduos, ou seja, no pós consumo.
É interessante imaginar o cenário do descarte de materiais a partir da implantação da logística reversa. 
Hoje em dia, o que fazemos quando temos um ítem como uma geladeira para jogar fora? 
Obviamente uma geladeira não cabe na lixeira da sua casa e nem tampouco consigo engolir a imagem de uma geladeira sendo esmagada na parte de trás de um desses caminhões que realiza a coleta de lixo.
O que fazemos geralmente é colocar pra fora e ver o que acontece. 
Provavelmente algum catador de materiais passará com o seu carrinho e levará a sua geladeira para uma sucataria, onde ela será desmontada e vendida por partes para ser reciclada.
É mais ou menos esse o processo que vai ser estabelecido. Resíduos especificos como eletrodomésticos de grande porte, como a sua geladeira ou o seu fogão, terão um atendimento especial dos fabricantes. Provavelmente haverá um call center onde você poderá agendar a retirada de seu equipamento inservível, que então será encaminhado para reciclagem.
Outros itens comuns do dia a dia, como garrafas, latas e embalagens normais não receberão um tratamento tão exclusivo. Para estes deverá ser montado um esquema mais parecido com o a coleta seletiva normal. Mas será sua responsabilidade cooperar com o descarte adequado, facilitando o processo e gerando possibilidades a partir de um trabalho bem feito.
Com certeza você ouvirá falar mais de lixo daqui pra frente e se envolverá mais ainda com o que sai da sua casa.
Fique de olho e se prepare para a revolução do lixo que está por vir.
@eco_netto