terça-feira, 2 de agosto de 2011

Viola, também conhecido como raia-viola ou cação-viola.


Imagino que a imensa maioria não tenha ciência de que o filé de Viola que de forma comum se come em restaurantes (ao molho de camarão ou à doré, pratos mais consumidos) ou é comprado em feiras públicas e supermercados, é uma espécie em extinção.

Viola, também conhecido como raia-viola ou cação-viola, (Rhinobatus horkelli, espécie mais capturada), enquadra-se no grupo dos elasmobrânquios (tubarões e raias) que são peixes cartilagionosos ameaçados de extinção.

Ela está presente da costa do Rio de Janeiro até o Mar Del Plata, no Uruguai, onde é capturada pela pesca de arrasto de camarão e de parelha industrial e artesanal. Como agravante as fêmeas grávidas são pescadas em águas com mais de 20 m de profundidade, no local onde se concentram durante o verão para dar a luz a seus filhotes, que ali formam espécies de berçários. Assim fica proibida a comercialização dessas cinco espécies em todo o território nacional (Instrução Normativa- IN do Ministério do Meio Ambiente-MMA, No 5/2004 - IBAMA).

A conduta para quem comercializa esta espécie está tipificada no inciso III e no caput do art. 34 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) -\"Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente: III -transporta, comercializa, beneficia ou industrializa espécimes provenientes da coleta, apanha e pesca proibidas\".
Muitas das vezes, os restaurantes e peixarias vendem a espécie cação-anjo como sendo filé de viola ao consumidor e estão incorrendo no mesmo crime, pois o cação-anjo também é considerada uma espécie em extinção, segundo a mesma instrução normativa nº.05/2004 do IBAMA.

Desta forma, gostaria de solicitar aos amigos em nome da preservação da espécie e do meio ambiente, que esta carne não fosse mais consumida ou comprada e que divulgassem esta informação aos demais amigos.

Att, 
Luiz Albuquerque
Sea Shepherd - Núcleo RJ