Do design de novos aviões ao impacto sobre a economia, os tubarões são mais úteis do que você imagina.
- Como são os mais antigos vertebrados que existem, os tubarões podem fornecer informações sobre a origem e a evolução de todas as espécies de seres vertebrados, incluindo os humanos.
- Os tubarões podem afetar as populações de moluscos, já que muitos deles consomem jamantas, arraias e outros predadores de vieiras, caranguejos e lagostas, entre outros. Quando os tubarões diminuem, os moluscos consumidos por muitas pessoas também começam a desaparecer.
- Tubarões equipados com câmeras fornecem dados importantes sobre locais perigosos. Em 2003, tubarões "filmaram" o local onde foram feitos testes nucleares no Oceano Pacífico.
- Os tubarões possuem um sistema imunológico altamente desenvolvido, e poucas espécies sofrem de câncer ou outras doenças. Se os pesquisadores conseguirem desvendar os seus processos de defesa, um dia os tubarões serão a chave de tratamentos preventivos e até mesmo da cura de muitas doenças letais para o homem.
- As barbatanas dos tubarões e os focinhos dos tubarões-martelo inspiraram adaptações high-techem asas de aviões e fuselagem de jatos. O Centro de Pesquisa Langley conduz estudos intensivos sobre tubarões, baleias e gaivotas para potenciais aplicações no design de aeronaves.
- Certos tubarões que filtram seu alimento, como o tubarão-peregrino, consumem grandes quantidades de zooplâncton, como os copépodes e o krill. Alguns especialistas acreditam que eles ajudam a "limpar" a água e evitar proliferações prejudiciais de algas, como a maré vermelha.
- Os cientistas estão estudando certos compostos anticoagulantes presentes no sangue dos tubarões para possíveis aplicações em doenças cardíacas.
- Os tubarões possuem a maior sensibilidade elétrica entre todas as criaturas da Terra. Já que a detecção de campos magnéticos pode auxiliar a orientação e a navegação, pesquisas futuras sobre os órgãos eletroreceptores dos tubarões podem levar ao aprimoramento dos sistemas de navegação de carros, aviões e navios.
- Pesquisadores e estudantes aprendem muito sobre a fisiologia dos peixes ao analisar os tubarões, especialmente os corpos dos cações.
- O ecoturismo, com os tubarões como principal atração, tem estimulado as economias locais de países como Filipinas e Belize.
- Tubarões e homens já compartilharam um ancestral comum, por isso, nossos tecidos não são tão diferentes. Pesquisadores optométricos estão investigando a córnea do tubarão - um dia, ela poderá ser aproveitada em transplantes humanos.
- Em 2005, a Mercedes-Benz projetou um "carro biônico", inspirado no peixe-cofre e em outros peixes, incluindo tubarões. Por seu formato e tamanho, ele é um dos veículos com a melhor eficiência aerodinâmica.
- Os tubarões sempre atraíram multidões quando estão confinados na segurança dos aquários. Estas polêmicas exibições rendem milhões de dólares, mas parte dos lucros é revertido para projetos de conservação de tubarões.
- Muitos tubarões são carniceiros e se alimentam de plantas ou animais agonizantes, ou mortos. Eles ajudam a livrar os oceanos das carcaças em decomposição e de outros dejetos.
- A esqualamina, uma substância química extraída dos esqualos, parece ter a propriedade de matar bactérias e combater células tumorais. Este composto natural pode vir a ser incorporado nos tratamentos de doenças e infecções humanas.
- Os dentes dos tubarões, com sua grande variedade de formas, tamanhos e superfícies cortantes, são uma maravilha da natureza. Eles podem ter inspirado muitas ferramentas humanas, e algumas culturas chegaram a incorporarar os dentes e a pele de tubarão em seus objetos.
- Os tubarões possuem sentidos muito aguçados e muitas espécies conseguem enxergar no escuro, farejar uma presa oun sentir vibrações a longas distâncias. A análise destas capacidades pode conferir ao homem habilidades similares, por meio de dispositivos projetados a partir dos sentidos dos tubarões.
- Estudos recentes indicam que os tubarões são altamente inteligentes, com avançadas capacidades para resolução de problemas, grande complexidade social e uma curiosidade inata. Utilizando dispositivos que detectam atividade neuronal, os cientistas desenvolveram formas rudimentares de leitura dos pensamentos e sentimentos destes animais. No futuro, talvez possamos compreender melhor a nós mesmos aprendendo como outras criaturas inteligentes nos veem.
- Alguns tubarões, como o cação-de-espinho, parecem nunca dormir profundamente, já que conseguem nadar enquanto dormem. Pesquisadores continuam a estudar os tubarões na esperança de saber mais o que ocorre no cérebro durante os períodos de sono, o que pode levar ao tratamento de distúrbios do sono humanos.
- Pesquisadores estão fazendo experimetos com um novo novao revestimento para navios feito com escamas de tubarão. Devido a seu formato, tamanho e cerdas, as escamas evitam que algas e outros objetos se prendam aos tubarões, uma qualidade que os designers esperam incorporar aos navios.