quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CAMPANHA MUNDIAL DE LIMPEZA DOS MARES E OCEANOS

Clean up the World (Limpeza geral do Mundo), também chamado de Clean up day (Dia de limpeza geral) ou simplesmente Clean Up (Limpeza geral)...



Muitos são os nomes dados a este evento ambientalista que acontece em vários locais do mundo, normalmente em ambiente oceânico...
Porém poucas pessoas sabem o dia certo de sua realização, como surgiu ou ainda qual sua real função. Ou seja, como deve ser realizado para gerar um resultado ambiental realmente benéfico.
O Projeto consiste na sensibilização ambiental realizada internacionalmente, congregando a população de várias regiões do mundo a realizar ações coletivas de preservação do ambiente. Criado na Austrália em 1991 pelo mergulhador Ian Kierman, o Clean Up The World conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e UNEP (United Nations Environment Programme) e envolve cerca de 35 milhões de pessoas em 100 países.

Sempre no terceiro sábado de setembro, uma multidão de voluntários, em mais de 120 países, se reúnem para retirar dos ambientes aquáticos a maior quantidade de lixo, que poderia ficar desde meses até décadas poluindo a natureza. Este ano isto significa no sábado dia 18 de setembro de 2010.
Esta ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias, rios e lagoas, fazendo coletas seletivas que são doadas às instituições de reciclagem e cooperativa de catadores de cada localidade participante pelo mundo, e produzir e enviar para a ONU / UNEP um relatório do lixo coletado.
Mais importante do que a quantidade de lixo retirado do ambiente, são os dados gerados e a conscientização da população!




Como nos anos passados, o Centro de Estudos do Mar Onda Azul mais uma vez participa como filiada oficial desta ação, utilizando mergulhadores para monitorar, fotografar, coletar e classificar a coleta e além de retirar o lixo encontrado nas praias e mares nos locais do evento.
Esperamos a cada ano conseguirmos maior quantidade de voluntários para conseguirmos abranger uma área maior do nosso estado e até mesmo nacional, para conseguirmos encaixar o Brasil nas estatísticas internacionais da ONU e UNEP.

Em breve estaremos divulgando as datas e locais onde estaremos realizando as ações, bem como as formas de inscrição para todos aqueles que queiram participar!




Pinguim Paulo Guilherme - 
11.08.2010