segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O meio ambiente é UNO, não importa se acontece na China ou na esquina. Todos devem se preocupar.

Ontem um amigo me perguntou:
Com que intuito você mantém este Blog?
Porque você se interessa por estas questões, já que não é Bióloga.


Pensei cá com meus botões:
Será que, só quem respira é o Biólogo?
Será que, só quem precisa dos oceanos é o Biólogo?
Será que, só quem defende a vida é o Biólogo?
Precisa ter graduação específica para lutar por algo em que se acredita?

O meio ambiente não é graduado, segmetado, entitulado.
Ele é uno.


Se fazem algo contra o meio ambiente lá do outro lado do globo, afeta o mundo inteiro.
É tão difícil compreender que o meio ambiente não é só o quintal de casa?


Há muitos anos atrás eu parei de conversar sobre estes assuntos, porque desenvolvi um projeto 
quando estagiava em um orgão público ligado ao meio ambiente.
E meu projeto, por ser de baixo custo, eficiente e não encher o bolso de nenhum político.
Foi engavetado.
Naquela época eu era mais nova, achava que ia mudar o mundo em um ano.
Adoeci de tanta decepção...
Deixei de discutir estes assuntos porque sou apaixonada demais, sou sempre 8 ou 80.


De uns meses para cá..voltei a observar como as coisas se encaminham..
Hoje com uma filha Bióloga se especializando em Biologia Marinha.
Voltei a conversar sobre o assunto.
Comecei a ser convidada para dar aula de reciclagem novamente.


E minha proximidade com uma pessoa que se considera "ecochato".
Acabou por soprar esta fagulha.


E estou eu aqui novamente, depois de anos, apaixonadamente discutindo assuntos que deviam interessar a todos que não se preocupam somente com seu próprio umbigo.


por Gisele Pontes
em 09 de agosto de 2010